quarta-feira, 29 de outubro de 2014

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA O MÊS DE NOVEMBRO

   A organização e planejamento de todas as etapas e atividades que serão desenvolvidas são de grande importância para a eficácia e eficiência do projeto. Para tanto a equipe técnica de mobilização social e coordenação do projeto com frequência realiza reuniões para realizar o planejamento de todos os passos dados na realização das atividades. O ultimo encontro da equipe teve como pauta a organização do calendário do mês de novembro referente às atividades a serem executadas. 

 Reunião de planejamento das atividades para o mês de novembro.


Calendário de atividades pré agendadas para o mês de novembro.

AÇÃO PARTICIPATIVA

   Nos dias 23 e 24 de outubro de 2014 foram realizadas ações participativas nas Unidades de Saúde da Família Nossa Senhora da Paz (Vila Costa Rica) e Dr. Sérgio Luiz do Chantal Nunes (Três Andares). Na oportunidade a equipe de mobilização social apresentou o projeto para os Agentes Comunitários de Saúde das duas áreas, e aproveitou para entregar folders para os moradores que se encontravam nos locais. Estas ações foram bastante produtivas. 

 Reunião com os agentes de saúde da UBS Dr. Sérgio Luiz de Chantal Nunes. 

 Reunião com os agentes de saúde da UBS Dr. Sérgio Luiz de Chantal Nunes.


Equipe técnica social apresentando o projeto à comunidade na UBS Nossa Senhora da Paz 

Equipe técnica social apresentando o projeto à comunidade na UBS Dr. Sérgio Luiz de Chantal Nunes 


ENTREVISTA NA RÁDIO MARIA FM

   Em mais uma ação desenvolvida com o intuito de informar os moradores das áreas de intervenção do projeto foi realizada no dia 23 de outubro de 2014 uma entrevista com os representantes da Empresa Pública Consultoria, Contabilidade e Projetos na Rádio Maria FM. Na oportunidade a coordenadora do projeto, a assistente social e a socióloga da equipe expuseram os principais pontos a respeito da Regularização Fundiária da região. Alguns populares foram aos estúdios da rádio para tirar dúvidas e foram recepcionados prontamente pela equipe técnica social. 


 Equipe concedendo entrevista na Rádio Maria FM.


Membro da equipe técnica social tirando dúvidas de morador.


APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS - TESTES

   Para avaliar se o questionário elaborado pela equipe técnica está de acordo com a realidade das comunidades que serão beneficiadas com a Regularização Fundiária, foram aplicados questionários testes em cada comunidade pela equipe técnica social e de engenharia nos dias 20 e 21 de outubro de 2014. Os moradores receberam bem os técnicos e contribuíram com a pesquisa amostral fornecendo as informações solicitadas.

Equipe de engenharia em campo


 Equipe técnica social em campo



    Aplicação de questionário socioeconômico e pesquisa técnica 


DIVULGAÇÃO DO PROJETO NA COMUNIDADE

   A equipe técnica social da Pública deu inicio a divulgação do projeto visitando os equipamentos públicos nas comunidades da região da Vila da Paz. Nesta etapa foram visitadas as escolas públicas, creches e postos de saúde das comunidades. Foram colocados cartazes explicativos sobre o projeto e distribuído panfletos. A divulgação foi complementada com a distribuição de cartazes nas associações de moradores e em alguns comércios da região.


Visita aos equipamentos públicos e divulgação do projeto


Visita aos equipamentos públicos e divulgação do projeto



terça-feira, 28 de outubro de 2014

OFICINA DE CAPACITAÇÃO COM AS LIDERANÇAS

   Foi realizada no dia 14 de outubro de 2014 no Espaço do Idoso da Fundação Nossa Senhora da Paz uma oficina de capacitação com as lideranças. O evento contou com a presença dos líderes comunitários das áreas de intervenção, alguns moradores e componentes da SDU/Sul, totalizando 27 pessoas. O acontecimento foi aprovado pelos presentes.

Recepção dos líderes comunitários 


Apresentação do projeto aos líderes comunitários 


Apresentação do projeto aos líderes comunitários 


Dinâmica "Mapa Falado" com as lideranças comunitárias.


Dinâmica de apresentação das comunidades


Dinâmica de apresentação das comunidades


Dinâmica de apresentação das comunidades






REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA REGIÃO DA VILA DA PAZ

    O Projeto de Regularização Fundiária da região da Vila da Paz foi iniciado pela empresa Pública Consultoria, Contabilidade e Projetos, que firmou contrato com a Prefeitura Municipal de Teresina, através de licitação. A equipe técnica elaborou cartazes explicativos para o projeto a fim de dar suporte ao trabalho e facilitar o entendimento da população beneficiada com a regularização fundiária. Os cartazes serão distribuídos por toda a comunidade em equipamentos públicos, nas associações de moradores e comércios.


INICIANDO AS ATIVIDADES DO PROJETO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA REGIÃO DA VILA DA PAZ

   O projeto de Regularização Fundiária da Região da Vila da Paz compreende especificamente a Vila da Paz e parcelas das Vilas São José da Costa Rica, Nova Jerusalém, bairros Redenção e Três Andares, afetados pelo grotão, na zona sul de Teresina. A equipe responsável pela execução do projeto realizou diversas reuniões com representantes do poder público com o intuito de apresentar as primeiras propostas de planejamento para o inicio das atividades do projeto.

              Delimitação da Área. 

    Rua Tietê no Bairro Redenção.


   Praça na Vila Costa.


   Visita a área de intervenção.


   Reunião da coordenação do Projeto com representantes da SEMDUH e SDU/SUL.

Reunião da coordenação do projeto com representantes da SEMDUH, SEMPLAN e Procuradoria Geral do Município. 


   Reunião da equipe Pública para planejamento do início das atividades do projeto. 


   Reunião para aprovação do material gráfico sobre o Projeto de Regularização Fundiária.